erfelipe

TCC

Alguns pontos a respeito do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Enfoque

Inicialmente é preciso entender que um trabalho de conclusão de curso procura:

Tipos

A partir destas referências, devemos entender também a diferença entre pesquisas:

  1. Latu sensu - Ampla (TCCs, pós-graduações)
  2. Scricto sensu - Estrita, específica (mestrado, doutorado)

De modo que o TCC posiciona-se em um tipo de pesquisa que pode ser considerada “ampla” no sentido de abordar conteúdos correlatos, não exigindo que o pesquisador se dedique a um ponto específico a fim de exaurir determinado enfoque. Exemplifica-se: um projeto de TCC pode propor: “A construção de um sistema para avaliação do nível de leitura dos discentes nas universidades”. Isso indica que o pesquisador(a) vai precisar consultar diversos elementos teóricos para o desenvolvimento do documento, a exemplo de i) linguagem de programação web, ii) banco de dados, iii) estudo de interface homem x computador, iv) hospedagem do site (deploy), etc… E ainda decidir se há viabilidade para a construção (ou não) de um protótipo que possa exemplicar sua pesquisa.

Diferente de um trabalho stricto sensu, no TCC o aluno(a) tem muito mais autonomia para direcionar o tema. Visto que na grande maioria dos trabalhos de mestrado e doutorado, o aluno(a) segue uma linha de pesquisa de interesse do orientador. Nas pesquisas de conclusão de curso deve haver uma sintonia temática, onde o professor(a) domina determinada área do conhecimento e geralmente proporciona um nível de escolha muito maior ao discente na definição do tópico de pesquisa.

Formas de escrita

Em ambos os formatos, os tópicos estruturais devem estar presentes (introdução, referencial teórico, justificativa, problema, etc…) porém de formas diferentes devido ao foco de apresentação final do texto.

Atualização: O ICT em 2024 definiu um conjunto de diretrizes para o TCC. Nesta diretriz, o TCC 1 por exemplo, deve continuar no formato tradicional (tipo monografia).

Acordo

Como a instituição estabeleceu uma norma que prevê a escrita em formato de monografia com template definido, sempre convido o orientando a um acordo inicial para transformarmos a monografia em um artigo no final do processo do TCC. Objetivando a publicação do trabalho em jornais, congressos ou outras formas de comunicação. Essa prática é vantajosa para ambas as partes e acrescenta importante marco no currículo. E ainda, o orientador também é nomeado no artigo com o(a) discente (primeiro autor(a)), é constrangedor ter que lembrar isso visto que além de uma norma, seria um gesto de consideração à orientação.

Áreas

Em particular, minhas áreas de conhecimento estão relacionadas a:

Observações

Outro detalhe importante é que em uma orientação, deve haver uma confiança mútua entre orientando e orientador. Discentes que já possuem determinado projeto e, digamos, uma auto confiança tal que o impeça de ouvir as orientações, não cria um ambiente saudável. É preferível evitar este tipo de situação, com a liberdade de procurar outro orientador. Ter compromisso, atenção aos prazos e entregas, boa comunicação (com educação) evitando atrasos nas respostas e disposição à pesquisa, são ingredientes que contribuem para um bom trabalho.

É preciso também uma pesquisa prévia do perfil da orientação, sua área de atuação, suas convicções, seu modo de trabalho. Visto que o desenvolvimento de um trabalho em equipe requer parceria, foco e concordância mútua.

Gostaria ainda de fazer uma colocação de forma bem clara: se o(a) discente já aborda o TCC como um “peso”, um “fardo” que precisa ser feito apenas para cumprir uma obrigação acadêmica, realmente é melhor evitar a minha orientação. Minha experiência é infeliz com este tipo de perfil, porque a pessoa dedica apenas o “resto” de tempo para o TCC. Ouvir coisas do tipo: “não mexi no TCC porque tive uma reunião importante no trabalho” - então o TCC não é importante?! Ou ainda na reunião semanal: “ok professor, vamos reunir rapidinho…” - rápido porque? há coisas mais importantes e a reunião de orientação (agendada) atrapalha? Definitivamente não é o perfil de pessoa que desejo orientar. Na verdade, os alunos que já trabalham têm apresentado um perfil mais desafiador na orientação e desenvolvimento do TCC.

Importante também ressaltar que o TCC é um trabalho sério como uma dissertação ou tese e precisa de investimento em pesquisa ampla e confiável. De modo que a prática da escrita precisa ser exercitada. É preciso desenvolver os tópicos procurando reunir o máximo de informação relevante sobre o tema, ainda que esteja no formato de artigo. Aliás, o fato de produzir um trabalho no formato de artigo não quer dizer que optou-se por um “resumo” ou um formato mais “fácil” para cumprir com a obrigação acadêmica. 2024: a regra mudou para a escrita do TCC na Universidade e deve-se iniciar o trabalho em formato de monografia, vide os templates disponibilizados pela direção do instituto.

O trabalho não é SÓ seu

Uma atualização necessária para evitar constrangimentos: é preciso ter o entendimento que o trabalho acadêmico mesmo sendo escrito pelo(a) discente, tem também como co-autoria o(a) orientador(a). Na verdade é até constrangedor ter que explicar isso nesta época, visto que pessoas da minha geração têm por grande estima ter seus nomes ao lado de seus professores. Portanto, ao elencar o nome no documento, o(a) orientador(a) também participa do trabalho. O mesmo raciocínio é válido para comunicações a respeito do trabalho. Se há um questionário a ser enviado por causa da pesquisa ou outras menções, no texto deve constar referência do discente e a referência ao orientador. É uma questão de respeito, bom senso, gratidão, enfim… são valores que trago comigo das minhas orientações passadas e que agora nesta geração, de forma surpreendente, preciso tornar isso explícito.

Se você não entende desta forma, está tudo bem e é seu total direito pensar diferente. Neste caso, procure outra pessoa para orientação, pelamor!

A realidade da IA no dia a dia

Resista à IA moderna no sentido de “apoio na redação”. Por mais “prático” que possa ser solicitar um texto a um Chat qualquer, o exercício da escrita é um processo de crescimento intelectual e exatamente neste processo, reside o objetivo de um trabalho acadêmico. É no processo de leitura, de descoberta, de perguntas, que a escrita e a maturidade surge. Use a IA para corrigir textos próprios, sugerir autores ou trabalhos, etc… mas solicitar um “texto generativo” para incluir no trabalho é algo que não pode ser aceito.

“Escrever é uma habilidade que você pode desenvolver por meio do exercício do estudo, da leitura, do aprendizado de técnicas específicas.

Fluxo de trabalho

É comum que em um primeiro momento exista a ansiedade de procurar um modelo (template) e já começar a estruturar / escrever algo. Mas é importante definir de forma muito clara, o tema, objetivos, problema e estratégia de pesquisa. Em uma sequência inicial, pode-se considerar:

  1. Ter um ou mais temas como referências.
  2. Convidar um professor(a) orientador(a) que tenha conhecimento / interesse no tema.
  3. Alinhar com o orientador(a) um tópico específico deste tema, baseado nas referências iniciais.
  4. Realizar uma pesquisa prévia, eficiente, se há algum material (artigo, dissertação, tese) igual ou próximo da temática a ser desenvolvida. [Muito importante]
  5. Definir uma estrutura de trabalho (template de artigo TCC) compartilhada (Drive, Notion, LaTex {Overleaf}).
  6. Definir uma agenda de encontros periódicos com entregas alinhadas ao cronograma da universidade.

Boas práticas

Ao iniciar a orientação, de acordo com a disponibilidade de cada um, é importante definir E seguir um agendamento, seja semanal ou quinzenal.

Softwares de apoio #

Vou sempre atualizar esta lista, visto que a dinâmica tecnológica permite a criação de novas ferramentas de forma cada vez mais rápida. Inicialmente tenho usado alguns softwares que são realmente úteis na criação / organização da informação:

Gestão de tarefas

Anotações

Gestão bibliográfica

Fluxogramas, esquemas gráficos

Prototipação, UX, Mockup

DER

UML

Editor de texto

Cronogramas

Repositório de arquivos

Mobile

Desafio

Que não seja esse o término do projeto!

Assim como em diversos projetos, seja um curso, um trabalho, etc… começamos com entusiasmo e certo foco. No decorrer do caminho, o cansaço e outras situações (saúde, outros compromissos) competem e colocam em risco o planejamento inicial. Para não terminar como o desenho da eguinha, um princípio importante a ser seguido é estabelecer uma agenda de ações semanais. Defina em seu agenda dias e horários onde você deve estar comprometido com o projeto, ainda que possam surgir exceções, essa organização é muito útil para forçar atitudes que contribuam com o bom andamento da pesquisa.

O pulo do gato

Equilíbrio Tenho convicção que nossa vida consiste em um conjunto de dimensões que precisam estar em equilíbrio para alcançarmos êxito naquilo que temos como objetivo. Cuidar da saúde com uma visão ampla: Prática de esportes; alimentação saudável; hidratação (muita água); dormir bem (forma adequada), são maneiras de respeitar seu corpo e proporcionar um melhor raciocínio. Cuide da sua mente, tenha um Mindset focado em coisas boas, cultive otimismo, entenda a lei do retorno (o que você planta, você colhe) e evite as redes sociais. Há também a dimensão espiritual: manter a fé em Deus e saber que nossa vida não termina neste mundo, mas que nossas ações definem uma condição futura, eterna. Procure o equilíbrio e por mais difícil que seja, não altere a sequência natural da vida. Haverá mais tempo para “aproveitar” no futuro, se você plantar (viver) o agora com esforço e dedicação.

Tudo tem a sua ocasião própria, e todo propósito debaixo do céu tem o seu tempo. - Eclesiastes 3

Diretrizes no Instituto de Ciências Tecnológicas - ICT

Muito importante ler com atenção as diretrizes para Realização do Trabalho de Conclusão de Curso: link da norma

Material de apoio e referências metodológicas #

Fundamental acessar este drive e conhecer os arquivos disponíveis:

Direcionamentos - Estrutura de um TCC

TCC 1 deve-se desenvolver:

TCC 2 (contemplado o TCC 1) deve-se adicionar:


Introdução

É o local onde o tema principal do trabalho é exibido pela primeira vez, geralmente em uma dimensão maior para o mais específico. Procura-se despertar ao leitor interesse pelo trabalho, a fim de que continue a leitura. Neste momento também é introduzido o tópico norteador do trabalho: o problema a ser resolvido em forma de pergunta. Essa frase questionadora deve ter um foco mais amplo possível, dentro dos princípios da Design Science Research (DSR) sempre que aplicável.

Tenho o costume de explicar que uma boa introdução inicia em uma abordagem "top down", onde o ambiente, o cenário maior onde o problema se situa, é apresentado. E dentro deste ambiente, detalha-se um cenário mais específico, onde o trabalho se situa.


Problema

O problema geralmente é formulado como um questionamento. Uma pergunta que o trabalho como um todo procura responder. É um ponto central embora esteja “dentro” de um tópico maior (introdução). É baseado neste questionamento que todo o trabalho deve ser redigido, portanto, deve ser a pensado como definição inicial, antes mesmo da redação da introdução, pois todos os elementos do trabalho deverão trabalhar para responder a este problema.


Justificativa

É a parte do texto que permite ao leitor entender que vale a pena investir nesta pesquisa para solucionar o problema apresentado. Pode-se apresentar características de outros problemas decorrentes do problema a ser solucionado, bem como vantagens na solução para o problema apresentado.


Objetivos


Referencial teórico

No referencial teórico, procura-se autores e trabalhos já realizados, que possam ajudar a resolver o problema. Ou seja, quais conhecimentos e técnicas o leitor precisa conhecer para que consiga entender a metodologia a ser apresentada (ou os passos que serão seguidos para resolver o problema).

Como abordar o referencial teórico?

E dos tópicos selecionados para seu trabalho, quais autores você leu para aprender sobre eles? Livros? Artigos? Sites especializados? E não apenas "para você", mas principalmente para que o leitor conheça estes tópicos a partir de autores "de sua confiança". Por isso a preferência por autores clássicos.

Ou seja, quando o trabalho for descrever como o software foi feito, o texto vai citar elementos destas áreas de conhecimento e seu leitor já passou por elas a ponto de compreender o processo da construção (metodologia).


Onde encontrar boas referências?

As orientações deste tópico em específico receberam a relevante contribuição do professor Dr. Rodrigo Braga.

Treinamentos


Documente o processo de pesquisa (revisão sistemática se possível ou se necesssária)

Pode-se elencar os seguintes elementos para uma revisão mais consistente e estruturada:

E ainda:


Onde encontrar boas referências? (livros)

Onde encontrar boas referências? (artigos)

Assista o vídeo do Prof. Rodrigo Braga:


Como “ler” o material encontrado

Como encontrar outros trabalhos e autores a partir de um bom artigo? #

Essa dica é muito importante e pode poupar um tempo precioso do pesquisador. São dois projetos (softwares) capazes de identificar referências e procurar por trabalhos e autores próximos (àquela referência):


Referências na ABNT

Os trabalhos referenciados (artigos, livros) devem ser documentados no formato da Associação Brasileira de Normas Técnicas

Como colocar as referências no formato ABNT?


Metodologia

Etapa que deve descrever os passos necessários à solução do problema.

Definição

Como realizar, em geral, uma boa avaliação dos resultados:


Conclusão

Fechamento do trabalho


Templates

Modelos para redação do trabalho

Como verificar seu texto no overleaf


Cronograma


Valide seu trabalho para evitar textos que remetam a plágio #

Use a ferramenta parceira da Unifei em: Turnitin

O plágio é a pior situação que um trabalho pode ser rotulado. Além de se configurar como deficiência de caráter, de forma desonesta de produção intelectual, é extremamente vexatório para os autores essa conduta.

Mas pode ocorrer o fato de que em nosso idioma, diversas frases e construções textuais sejam comuns. Isso não configura plágio, mas uma sequência de significativa de coincidências que devem ser evitadas.


Como se comportar durante uma banca: #

Do ponto de vista do candidato, o desejável é que a banca seja rápida e sem nenhuma surpresa. Sendo assim, algumas regras podem ser seguidas para esse momento:

Regra 1: Seja humilde.

E as seguintes se derivam da primeira:

O que apresentar na banca: #

Em qualquer apresentação, seja acadêmica ou profissional (no mercado), use tópicos curtos e objetivos nos slides, aliado a imagens e gráficos para dar apoio, suporte, às suas idéias. Não leia grandes parágrafos e evite slides "pesados" de conteúdo.

TCC 1

TCC 2

*Este tópico pode estar junto à metodologia em um TCC. É preciso analisar se no trabalho fica melhor junto ou separado, há uma flexibilidade neste sentido.


Como preparar a sua apresentação #

Uma boa estrutura de apresentação pode seguir a seguinte sequência:

Daqui em diante, respire fundo e mude o ritmo de sua apresentação. Fale devagar e detalhadamente.

Dicas:


Pesquisas com questionários (envolvendo seres humanos para avaliação ética) #

Pesquisas que envolvem coleta de informações com pessoas precisam ser submetidas ao comitê de ética da instituição (CEP).

Passos básicos:

  1. Entrar em contato com o CEP (Comissão de Ética em Pesquisa) a fim de verificar o fluxo processual vigente. Na data desta publicação, estamos considerando:
  2. Providenciar a folha de rosto na Plataforma Brasil:
  3. Providenciar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE
  4. Providenciar o documento: Projeto de Pesquisa
  5. Enviar os 3 documentos para o CEP (Comissão de Ética em Pesquisa) da instituição em sintonia com o orientador(a).

Gratidão #

Um tema extremamente pessoal, mas a título de orientação sinto a necessidade de tocar neste assunto. Procure reconhecer o milagre da vida, que estamos diante de algo muito maior, que não conhecemos de forma plena, mas que somos capazes de ter uma percepção; seja grato a Deus*. Reconheça-O em todos os momentos de sua vida e não tenha vergonha ou receio de tonar seu reconhecimento público, seja em uma dedicatória, seja em seu comportamento de vida. Também reconheça e agradeça a seus pais**, eles abdicaram de muita coisa para possibilitar suas conquistas. Não são pessoas perfeitas, mas certamente seus pais irão celebrar suas conquistas "sem sentir inveja". Na verdade vão celebrar suas conquistas mais felizes do que se fossem eles próprios a conquistar.

* Se você tem alguma dificuldade em crer em Deus, ou mesmo se define ateu, ou ainda prefere achar que tudo é "religião" e que não há verdade absoluta; convido você a ler um excelente livro de um grande escritor da literatura mundial: C. S. Lewis. - Cristianismo Puro e Simples. Sinceramente espero que o(a) ajude, assim como me ajudou. Link Amazon.

** Sim, eu sei que pela queda, a deformidade de nossa humanidade produz também pessoas despreparadas para a maternidade/paternidade. E não ignoro este fato e suas consequências dolorosas. Portanto, não me refiro neste tópico a esta pessoas e este complexo cenário, merecedor de toda atenção, cura e perdão.


Referências