erfelipe

Idioma TI

Se você trabalha com TI, então seu idioma é o inglês. Neste post, várias dicas da professora Renata.

Para estudar uma língua de forma completa é preciso trabalhar e desenvolver as 4 habilidades: ler, escrever (habilidades escritas), ouvir e falar (habilidades orais). Contudo, dependendo do objetivo de cada pessoa, é possível focar em apenas uma ou algumas habilidades, seja em um curso ou estudando sozinho.

Neste momento, proponho uma série de sugestões gratuitas relacionadas às 4 habilidades, de modo que possam ser praticadas pelo aluno como auto estudo:

Para praticar listening (prática auditiva, ouvir e compreender):

Randall’s ESL Cyber Listening Lab https://www.esl-lab.com/
Randall’s site disponibiliza material já organizado para praticar listening, por meio de áudios de diversos temas e em vários níveis de proficiência diferentes. Os áudios também trazem exercícios envolvendo compreensão e interpretação, é muito bom. E tem muito material.

Listen in English https://listeninenglish.com/
Listen in English é um site que também trabalha prática de listening, mas com o diferencial de utilizar vídeos, unindo som e imagem, e vídeos de filmes, séries e programas de TV famosos, o que torna o estudo bastante agradável.

Para praticar speaking (prática de conversação):

Speak & Improve with Cambridge – prática de conversação utilizando inteligência artificial https://speakandimprove.com/

Para praticar reading (prática de leitura):

News in Levels https://www.newsinlevels.com/
News in Levels é um site que faz adaptação de notícias de jornais, notícias reais, reescrevendo-as em 3 níveis de proficiência diferentes para que alunos com conhecimentos em nível básico, intermediário ou avançado possam praticar a leitura e compreender o texto. Também possui atividades sobre os textos.

Breaking News English https://breakingnewsenglish.com/
Breaking News English tem a mesma proposta do site News in Levels.

Project Gutenberg https://www.gutenberg.org/
O projeto Gutenberg disponibiliza livros em inglês, obras que são consideradas como de domínio público nos Estados Unidos, para que possam ser lidos online ou baixados pelos usuários. É importante ler livros em inglês para aumentar o vocabulário, para identificar e para se familiarizar cada vez mais com estruturas gramaticais já estudadas pelo aluno.

Para praticar writing (prática de escrita):

Write & Improve with Cambridge – prática de escrita utilizando inteligência artificial https://writeandimprove.com/

Para prática de habilidades integradas:

Lyrics Training – para treinar o inglês com músicas e vídeo clips. Meus alunos adoram! :) https://lyricstraining.com/

Cake – funciona como aplicativo ou como website e trabalha expressões, frases, grupos de palavras, as chamadas “chunks”; e não apenas palavras isoladas. É legal, também! https://cake.day/

Alguns alunos gostam do aplicativo do Duolingo. Eu ainda não experimentei, mas já vi boas avaliações de professores sérios e que afirmam que o app Duolingo pode, sim, ser útil para o aprendizado de línguas.

Para praticar com jogos, de forma mais lúdica:

Games to learn English https://www.gamestolearnenglish.com/

Quizlet https://quizlet.com/pt-br

Quizizz https://quizizz.com/?lng=pt-BR

Kahoot https://kahoot.com/

Baamboozle https://www.baamboozle.com/

Em todos esses sites é possível pesquisar um jogo por um termo, por exemplo “presente perfect” e então utilizar os jogos que foram disponibilizados publicamente e gratuitamente. O Quizlet e o Quizizz também têm conteúdo, flashcards e exercícios de fixação, além do modo jogo. São muito bons.

Dicionário

É importante, também, ter um bom dicionário para consulta constante. Eu sugiro o Cambridge, porque é bem completo, mostra pronúncia, transcrição fonética, tem parte de gramática, thesaurus, etc. E utilizo a versão online e gratuita no site. Mas há outros dicionários muito bons também, como o Oxford e o Merriam Webster

Cambridge English Dictionary https://dictionary.cambridge.org/us/dictionary/

Nas redes sociais:

Recomendo seguir as contas: do professor Fábio Emerin IG: @teacher_fabioemerim; twitter (RIP): @dicasdeingles; de Cambridge English IG: @cambridgeenglish e no YouTube também tem um canal deles muito legal; de British Council English: IG @britishcouncilenglishonline

É muito importante se envolver com o idioma que está aprendendo, isso aumenta a imersão e favorece o aprendizado. Por isso, ouvir músicas, assistir a filmes, séries, ouvir podcasts, etc., tudo o que puder ser feito no idioma alvo é válido.

Referência

https://linktr.ee/rfpro21